I Workshop em regressão não linear do DES/UFLA

nlinlogo
Muitos modelos de regressão não linear estão disponíveis na literatura, objetivando modelar os fenômenos da natureza são aplicados nas mais diversas áreas do conhecimento, como agricultura, biologia, econometria, ciências florestais, engenharia, química, etc.

A popularidade destes modelos e a valorização dos processos inferenciais por eles gerados tem ganhado destaque na literatura, se consolidando como uma importante ferramenta para os pesquisadores.

O I Workshop em Regressão Não Linear do DES/UFLA, será promovido pelo Núcleo de Estudos em Regressão Não Linear Aplicada (NLIN) e ocorrerá entre os dias 26 a 28 de outubro de 2020. Este evento tem por objetivo reunir professores, pesquisadores e estudantes (de graduação e de pós-graduação) da área de Ciências Agropecuárias, Estatística e áreas afins, promovendo a apresentação e discussão de desenvolvimentos metodológicos dos Modelos de Regressão não Lineares e suas aplicações, além da construção de novas redes de conhecimento e da divulgação do curso de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária da UFLA. Ainda, mais especificamente, busca-se:

• apresentar a teoria de modelos de regressão não lineares bem como as técnicas de estimação de seus parâmetros e suas inovações metodológicas;
  • possibilitar o contato de estudantes com professores e pesquisadores que trabalham com regressão não linear em diferentes centros de ensino e pesquisa.

Seguindo as orientações das autoridades sanitárias de distanciamento social devido à pandemia do novo coronavírus, o evento ocorrerá de forma on-line na plataforma google meet.

Serão apresentados no workshop 2 Palestras e 2 Minicursos.

Palestra 1

A abordagem bayesiana no ajuste de modelos de regressão não lineraes: uma aplicação prática com frangos de corte.

Professora Drª. Taciana Villela Savian (ESALQ/USP)

Link para o vídeo da apresentação

Palestra 2

Modelos de regressão não-linear: uma aplicação em olericultura

Professor Drº. Alessandro Dal'Col Lúcio (UFSM)

Link para o vídeo da apresentação

Minicurso 1 (6h)

Modelos de regressão não linear: fundamentos e aplicações em R

Professor Drº. Walmes Marques Zeviani (UFPR)

Link para acessar o curso: http://leg.ufpr.br/~walmes/cursoR/mrnl/

Minicurso 2 (2h)

Redução de viés utilizando outliers em procedimentos bootstrap em modelos de regressão não linear.

Professor Drº. Marcelo Ângelo Cirillo (UFLA)

Slides da Apresentação

Horário 26/out 27/out 28/out
14h às 15h Prof. (a) Taciana Savian Prof. Marcelo Cirillo Prof. Alessandro Lúcio*
15h às 16h Prof. Walmes Zeviani
16h às 17h Prof. Walmes Zeviani Prof. Walmes Zeviani
17h às 18h Encerramento**

* Palestra Prof. Alessandro das 14h00 às 15h30.

** Encerramento das 17h30 às 18h00.

Inscrições (ENCERRADAS)

As inscrições são GRATUITAS e podem ser feitas de 21/09/2020 à 25/10/2020 no SIG-UFLA

Para realizar sua inscrição acesse o SIG-UFLA e procure pelo evento I Workshop em regressão não linear do DES/UFLA.

Clique na opção inscrever-me neste evento, faça o login e escolha as atividades que deseja participar.

Para os interessados que não possuem usuário no SIG-UFLA, basta efetuarem o cadastro para usuário externo e procurar pelo workshop no menu eventos.

Para receber o certificado de participação, gerado pelo SIG ao final do evento, você deve ter pelo menos 75% de presença.

ATENÇÃO: VAGAS ESGOTADAS!

NLIN e DES/UFLA