Eventos anteriores

O departamento de estatística DES/UFLA realizou, desde sua criação em 2016, os seguintes eventos:

• Meetup R-ladies Lavras - 2019
rladies

O R-Ladies é uma organização global cujo principal objetivo é encorajar e inspirar mulheres no contexto de programação em R. As reuniões são organizadas e apresentadas por mulheres que programam em R, mas a participação de TODOS é muito bem-vinda.

Atualmente, a organização está presente em 45 países por meio de 145 grupos, dos quais 12 estão no Brasil. O R-Ladies Lavras é o segundo grupo criado em Minas Gerais.

O primeiro encontro foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária (PPGEE) por meio das alunas Paula Santos (Mestranda no PPGEE) e Kelly Lima (Doutoranda no PPGEE)  com o apoio da Professora Izabela R. C. Oliveira e aconteceu no dia 31/05/2019 no Anfiteatro do DEX.

• I Workshop em data science - 2019

workshop

Entre os dias 13 e 15 de março de 2019 o Departamento de Estatística (DES) da UFLA promoveu o I Workshop em Data Science, em parceria com a Bayer. O evento contou com mais de 90 participantes incluindo professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais do setor privado e representantes de startups. Nesse ambiente de trocas de experiências discutiu-se a formação e perfil profissional na área de ciência de dados. Além disso, buscou-se encorajar e orientar alunos e pesquisadores a desenvolverem  pesquisas e soluções tecnológicas dentro do ambiente de startups.

O I workshop em Data Science marca o inicio de uma parceira entre o DES a UFLA e a Bayer na busca por melhoria constante de formação profissional e colaboração em pesquisas na área de ciências de dados.

• X Programa de Verão 2019
x programa verao des

O X Programa de Verão do DES/UFLA - 2019 ocorreu no período de 18/02 a 12/03 de 2019. O evento contou com um total de 143 inscritos, sendo a maioria de estudantes de pós-graduação de inúmeros programas da UFLA. Tivemos também um total de 10 docentes da instituição que participaram das atividades.

O evento teve um total de 74 horas em atividades, no qual foram realizadas 17 atividades, sendo 11 minicursos, 5 palestras e 1 tutorial, em que foram discutidos temas relevantes em Estatística e Ciência de Dados, sendo um evento bastante interdisciplinar e com tópicos contemporâneos.

• I semana da Estatística do DES - 2018

Em comemoração aos dois anos de criação do Departamento de Estatística (DES) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e ao dia Internacional da Estatística, aconteceu no período de 15 a 19 de outubro de 2018, a I Semana da Estatística do DES.

A programação contemplou 7 minicursos e um Tutorial. A semana contou com um público total de 106 inscritos internos e externos da UFLA entre docentes, estudantes de graduação e pós-graduação.

• 62ª RBras e 17º SEAGRO - 2017

rbras2017

Em 2017, a 62ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBras) e o 17º Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica (SEAGRO) foram realizados na Universidade Federal de Lavras (UFLA), no período de 24 a 28 de julho, com a temática “Desafios recorrentes da estatística aplicada: a informação em tempos de big data.

A programação teve vários minicursos, palestras e conferências com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais. Totalizando mais de 600 inscritos.